Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Aprendendo com a arte

Variedade: Exposição conta com cerca de 20 quadros 
Cristiane Mendes
cristiane.mendes@diariodovale.com.br

Transformar os trabalhos desenvolvidos durante o curso de pintura em uma exposição de arte. É assim que os alunos do PAC (Ponto de Ação Cultural) de Barra Mansa criaram a I Mostra de Pintura do Atelier Escola. A exposição, que foi aberta ao público no dia 14 de julho, segue até o dia 30 (segunda-feira), com entrada gratuita a população.

Segundo o curador da mostra, Francis Marques, a exposição reúne trabalhos de oito alunos do Atelier.

- O curso começou em 2009 e esses pintores estão com a gente desde então, trabalhando e aprendendo técnicas de pintura - comenta, explicando que o projeto existe desde 2007.
- O projeto surgiu em 2007, mas a ideia de fazer a exposição veio agora, em 2012, com o final do curso e os trabalhos dos pintores - fala.

Francis diz que o curso prepara o aluno para ser um artista completo na área da pintura, já que ele passa por várias fases antes de começar a pintar um quadro.

- O curso prepara os alunos para ser um grande profissional da arte. Antes de começar a pintar, eles passam por todo um processo, estudando a arte, aprendendo técnicas até começar a pintar telas - explica.

A exposição conta com cerca de 20 quadros, divididos entre os trabalhos dos artistas plásticos.

- Dividimos os quadros de acordo com os trabalhos dos pintores. Em média temos cerca de 20 trabalhos expostos - salienta, acrescentando que a mostra foi inspirada em estudos europeus e brasileiros, retratos, natureza morta e paisagens.

- Como essa é a primeira exposição deles, deixamos os temas bem variados. Eles usaram a técnica de acrílico sobre papel e se inspiraram em estudos europeus e brasileiros, e recriaram reproduções de grandes pintores como Van Gogh, por exemplo - fala.

De acordo com Francis, a mostra é um sucesso com os visitantes e os comentários são os melhores possíveis.

- Todos que visitam a exposição saem encantados com os trabalhos dos artistas. O retorno está sendo bem positivo por parte de quem visita a mostra, já que ela permite ao público uma viagem ao tempo - diz, acrescentando que muitos pintores reproduziram quadros do século XIII até o século XX.

- Alguns alunos se inspiraram em grandes nomes da pintura e reproduziram quadros que variam entre os séculos XIII e XX, então essa exposição também permite ao visitante uma viagem cultural pelo passado, com grandes obras - acrescenta.

Os quadros também estão disponíveis para venda.
Exposição no Rio de Janeiro
Além de expor no PAC (Ponto de Ação Cultural) de Barra Mansa, os alunos e, agora artistas plásticos do Atelier Escola, receberam um convite muito especial. Segundo Francis Marques, em novembro, eles vão expor seus trabalhos juntos aos alunos da Universidade Rural, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

- O convite surgiu através da Universidade Rural. Juntos vamos expor os trabalhos no Forte de Copacabana. A mostra tem a previsão de estrear em novembro deste ano - fala, acrescentando que ao todo serão dez profissionais que irão expor.

- Serão cerca de 10 artistas plásticos. A exposição ainda não tem um nome definido, mas deve seguir a mesma temática da I Mostra de Pintura - fala.
O PAC
O Ponto de Ação Cultural é uma casa de cultura localizada em Barra Mansa, que possui uma história de mais de 30 anos de resistência cultural no interior do estado do Rio de Janeiro. Ele foi criado para difundir as manifestações culturais locais/regionais e, ao longo desses anos, vem cumprindo às duras penas a missão para o qual foi criado e amealhou um expressivo acervo de quadros (pinacoteca) doados pelos artistas que expuseram as obras de arte em sua galeria, bem como possui uma pequena biblioteca/hemeroteca especializada e uma sala de oficina de arte.
Confira a relação de pintores
Eliana Neri
Gilcélio Damasceno
José Paulo Abreu
Orlando Feres
Silvana Pereira
Suzana Saad
Vinicius Saad
Wagner Dias

Serviço
A I Mostra de Pintura ‘Atelier Escola', dos alunos do Ponto de Ação Cultural, pode ser vista até o dia 30 de julho, no PAC, que fica na rua Professor Pedro Vaz, nº 1, Centro - Barra Mansa. Informações pelo telefone (24) 8146-8552; pelo site [www.pacrj.com] ou no blog [www.pacrj.blogspot.com].


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/3,60604,Aprendendo-com-a-arte.html#ixzz21qGLPkCf

Nenhum comentário:

Postar um comentário